0 FESTIVAL

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de São José de Ribamar, localizada a 32 km da capital maranhense, São Luís, vai receber grandes nomes da música. Entre eles, Zé Renato, Jards Macalé, Moacyr Luz, Guinga, Ceumar, Jefferson Gonçalves e Kleber Dias, além de Thiago e Arismar do Espírito Santo, Taryn Szpilman e Cláudio Infante e Chico Pinheiro. O evento, realizado pela Tutuca Viana Produções, com os patrocínios da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, terá uma programação gratuita, ampla e diversificada. Serão 10 shows e 2 oficinas de música.

O evento terá início no dia 31 de outubro (segunda-feira), às 15 h com a realização da Oficina de Guitarra com Marcus Lussaray. A segunda oficina será a Oficina de Musicalização com Recursos Digitais, no dia 01/11 (terça-feira), às 9:00h, ministrada por Ivaldo Guimarães (licenciado em música).

Ambas serão ofertadas para alunos da escola estadual Centro de Ensino Estado da Guanabara e realizadas na própria escola, localizada à Rua 28 de Julho, nº99, próximo ao Cursinho Pré-Vestibular, no centro do município.

Shows- A programação de shows será realizada de 4 a 6 de novembro, na Praça da Basílica. Na sexta-feira (4/11), o festival vai apresentar 3 atrações: MARCUS LUSSARAY E QUARTETO(MA) às 20:15H. Na sequência virão, às 21:15H- CEUMAR E TRIO (MG) e, às 22:30H, JEFFERSON GONÇALVES E KLEBER DIAS (RJ) encerrarão a noite com muito blues.

No sábado (5/11), o evento contará com 4 atrações e terá início mais cedo, às 19:30H com a apresentação da ORQUESTRA FILARMÔNICA DE SOPROS SESC “MUSICAR”. Às 20:15H- ANNA CLAUDIA(MA) subirá ao palco. Às 21:30H será a vez de THIAGO E ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO(SP). A diva carioca, TARYN SZPILMAN (RJ), encerrará a primeira noite de shows, às 22:30H, com uma apresentação repleta de temas clássicos do jazz, do blues, do soul, do rock clássico, homenageando artistas revolucionários destes gêneros que brilharam entre as décadas de 40 e 70, durante o espetáculo intitulado “Noveau Vintage Café”.

No domingo (6/11), a noite será aberta por DANIEL LOBO (MA), às 20:15H. Em seguida, às 21: 30H será a vez de CHICO PINHEIRO E TRIO (SP). Encerrando o festival, em grande estilo, às 22:30H, o grupo “DOBRANDO A CARIOCA”, que é formado pelos músicos ZÉ RENATO, JARDS MACALÉ, MOACYR LUZ E GUINGA)(RJ).

A expectativa dos organizadores para 2016 é de que o público do festival supere o da 2ª edição, que foi de cerca de 4 mil pessoas. O III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte e os apoios culturais da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, do Sesc, Sebrae, Clara Comunicação, Tory Brindes, Taguatur Turismo, TV Ufma, TV Mirante e Grand São Luís Hotel. Realização Tutuca Viana Produções.

Em 2015, a programação do festival foi composta por duas Oficinas de música (Workshops) e nove Shows Musicais.

Uma das novidades dessa edição foi o Circuito do Choro-Instrumental Pixinguinha, realizado no dia 27/11, às 16h, no Parque da Cidade (Av. Clodomir Cardoso, bairro Moropoia).

A programação paralela foi composta pelo workshop “CONCERTO DIDÁTICO”, ministrado pela banda maranhense Jazzencontros e pela “OFICINA DE CONTRABAIXO”, ministrado por Nema Antunes, na Escola Estadual Guanabara.

A programação de shows musicais contou com nove shows realizados na Praça da Basílica. Foram eles: da banda ribamarense “FÊNIX”, do baixista paraense NEY CONCEIÇÃO, do carioca e vocalista da banda Blues Etílicos, FLÁVIO GUIMARÃES, do JAIR TORRES e banda, da carioca LENY ANDRADE, do paulista ARI BORGER, de TÁSSIA CAMPOS, MILLA CAMÕES e CAMILA BOUERES, da americana CRIS DELANNO e do gaiteiro gaúcho RENATO BORGHETTI que encerrou o evento em grande estilo. Em 2015, a II Edição do evento reuniu um público de cerca de 4 mim espectadores.

Em 2014, a I Edição do evento reuniu um público de cerca de 1.500 espectadores e contou com uma programação composta por 10 shows, cortejo artístico, oficinas musicais e grandes atrações. Entre elas, JJ Jackson (EUA), Jai Malano (EUA), Raphael Wressnig (AUS); Alessandra Maestrine, Igor Prado (SP), Grupo Trítono Instrumental; Banda Soulvenir; Oziel e Banda; Kadu, Jamilson e Lívia; Banda Tequila Blues e Phanda (MA).

Produção Executiva do Festival:

Tutuca Viana: (98) 98268-3076 (TIM) e (98) 99976-3087 (OI) tutucaviana@yahoo.com.br
Renata Rodrigues: (98) 99966-6096 renatarodrigues70@hotmail.com
Ivaldo Guimarães: (98) 98722-5541 ivaldo_guimaraes@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados a São José de Ribamar Jazz & Blues Festival 2016.