TARYN SZPILMAN

Nascida em um berço musical ela vem se aprofundando na tradição do Jazz & Blues e suas vertentes como a Soul music, o Rock Clássico e a Bossa Nova. É vocalista e diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra, com quem gravou dois cds, um DVD e estrelou o aclamado espetáculo "Tributo a Billie Holiday" no qual foi considerada por Jô Sores como a sua melhor intérprete na atualidade.

Em 2016, lançou o seu quarto cd solo, "Nouveau Vintage Café", o terceiro de uma trilogia dedicada à história do Blues desde os anos 30 até os anos 60, com standards que fazem parte do seu show apresentado anualmente no circuito dos grandes festivais do gênero Jazz & Blues por todo Brasil, onde Taryn tem se destacado como a principal intérprete destes estilos no país. Ela evoca em suas performances e estética todo o glamour das estrelas da era de ouro do cinema hollywoodiano e pinups dos anos 40 e 50.

Em 2014 Taryn estrelou, dublando como atriz e cantora, o sucesso cinematográfico da Disney "Frozen - Uma aventura congelante" interpretando a sua protagonista, Elsa. O musical se tornou a maior animação da história, recordista de bilheteria no Brasil e no mundo. Também foi vencedor do Oscar 2014 como longa de animação e canção original, com o tema "Let it Go"("Livre Estou") interpretado por Taryn oficialmente no Brasil.

Nos últimos anos, Taryn, participou de diversos programas, especiais e novelas da Rede Globo. Entre eles: as Novelas: “Em Família", "Viver a Vida" e "O Astro"; os Especiais "Maysa", "Som Brasil-Tim Maia", e dos programas "Caldeirão do Huck", "Sarau-Globo News", "Programa do Jô", "Superbonita", "Fantástico", "Encontro com Fátima Bernardes", "Estúdio I com Maria Beltrão", entre outros. Taryn também atua constantemente em publicidade e produções da Rede Globo e realizada trabalhos para os estúdios Disney há mais de uma década.

Críticas : "A sua interpretação de Billie Holiday é a melhor que já vi, é algo mediúnico, é ex-ce-len-te ! ". Jô Soares, Programa do Jô.

"A Taryn é a cantora com a maior emissão de voz que já vi no Brasil".Roberto Menescal.

“Quando a ouvi cantar fiquei chapado. Foi uma sensação parecida que tive com o primeiro disco de Cássia Eller, por causa do desnudamento e da contundência do canto. Taryn é verdadeira demais. Há muito tempo não ouvia ninguém assim”. Zeca Baleiro, Jornal Estado de São Paulo.

“Dear Taryn, We want to sincerely express our appreciation and gratitude for your amazing contributions to Walt Disney Feature Animation´s Film, Frozen. This film is truly a global phenomenon thanks to talented people like you, who have helped bring the character to life for our international audiences to enjoy.

We are incredibly proud of your remarkable achievements and support. Thank you for partnering with us to make Frozen the biggest animated film of all time."

"QueridaTaryn, nós queremos sinceramente expressar a nossa apreciação e gratidão pela sua admirável contribuição no longa de animação da Disney "Frozen", este filme é realmente um fenômeno mundial graças à pessoas talentosas como você que ajudaram a trazer a personagem à vida, para as nossa audiências internacionais apreciarem. Estamos incrivelmente orgulhosos do destaque das suas conquistas e sua contribuição. Obrigado pela parceria conosco, tornando Frozen o maior filme de animação da história." Peter Del Vecho - Producer, Frozen & Rick Dempsey - SVP Creative Disney Character Voices Int´l.

“É inegável a qualidade da sua voz e a segurança de suas interpretações”. Luis Orlando Carneiro, crítico musical do Jornal do Brasil.

“Muitas das estrelas da MPB deveriam ouvir sua interpretação, uma voz bem colocada, de apreciável extensão, com timbre firme e agradável”. José Domingos Raffaelli, crítico musical de O Globo.

“... the band`s ace in the hole is Szpilman`s daughter Taryn, whose exposure to this tradition since childhood results in unaffected, highly Convincing approach to such ballad fare as “We `ll be together again”. Mark Holston, Jazziz magazine.

“Taryn é a nossa Joss Stone brasileira”. Tárik de Souza- crítico musical do Jornal do Brasil.

“Taryn se transforma em Diva do Palco Rock Street no Rock In Rio, ela mostrou a diversidade do Jazz & Blues , revisitou clássicos do Rock e ainda mostrou que é possível mesclar tudo isso com a musicalidade brasileira , a Galera pediu mais e entregou flores para a cantora ...”

Algumas críticas e matérias sobre o cds e shows : Por Glauco Araújo, site G1 - Globo.com:

“Destaque e com certeza a revelação do festival de Rio das Ostras 2008. Voz potente, presença de palco e muita coragem ao escolher o repertório recheado de standards. A vocalista é daquelas vozes que merecem destaque no cenário musical.

Bluezz é daqueles discos onde tudo chega perto da perfeição: Gravação, arranjos, repertório, interpretação e apresentação gráfica. Taryn apresenta um trabalho onde os artistas homenageados realmente se sentiriam felizes em ouvir suas canções.

Nota : 9,25 ”. Fernando de Oliveira, crítico musical do Jornal O Dia. “Difícil era avistar o chão durante o show lotado de Taryn. Não era pra menos: O repertório, somado à simpatia e impressionante capacidade vocal da cantora, colocava as fichas em um jogo já sorteado...”. Heloísa Tolipan, colunista do Jornal do Brasil.

“No show de lançamento do cd, Taryn pode reafirmar seu talento vocal num show mais que competente. Sua apresentação extrapola o universo do Blues e, não fosse o nosso mercado tão marcado por interesses escusos, Taryn com certeza seria reconhecida entre as grandes cantoras brasileiras”. Antônio do Amaral Rocha, crítico musical da revista Rolling Stone

Release do show que será apresentado no SJR Jazz e Blues Festival- “Noveau Vintage Café” (show de lançamento do cd de mesmo nome):

Noveau Vintage Café é uma experiência musical diferenciada e estimulante com temas clássicos do Jazz, Blues e das vertentes da música negra como o soul, o rock clássico e a música popular brasileira, homenageando artistas revolucionários destes gêneros que brilharam entre as décadas de 40 e 70 com uma nova estética... Onde o retrô (O Jazz tradicional, Jazz de New Orleans (Dixieland), Blues de raiz, Negro Spirituals (Gospel), Soul music, Música Tribal Africana, Samba, Rock Clássico, Latin jazz e até mesmo a música transcendental indiana flertam com ritmos, efeitos e tendências artísticas contemporâneas como o electro swing e o trip hop.

Taryn interpreta em "Noveau Vintage Café" as divas Carmem Miranda, Andrews Sisters, Nina Simone, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Dinah Washington, Big Mama Thornton, Tina Turner, os astros Little Walter, Howling Wolf, Muddy Waters, Led Zeppelin e The Beatles, em uma proposta "Neo Vintage", com arranjos inovadores produzidos pelo renomado baterista Cláudio Infante e com a colaboração e participação especial de músicos virtuosos de várias partes do mundo abrilhantando este quarto cd e show de lançamento.

Entre as canções, Taryn costura o espetáculo narrando curiosidades e fatos históricos sobre os artistas, compositores, e estilos musicais retratados, tornando assim a experiência completa. Uma verdadeira viagem no tempo e pelas nossas raízes culturais, vivenciadas em um espetáculo singular.

No III São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, Taryn se apresentará acompanhada dos músicos Claudio Infante (bateria), Edson Bastos (guitarra) e Serginho Carvalho (contrabaixo).

Link para audição no Spotify :
Nouveau Vintage Café

Release em vídeo com apresentações em programas de televisão e ao vivo:
https://vimeo.com/106003846

Fan Page no Facebook:
https://www.facebook.com/Taryn-274466799253152/?fref=ts

Link Entrevista Taryn no "The Voice" 21/9/16 :
http://br.canalsony.com/programas/voice/videos/voice-extras-episodio-1

Site Oficial:
www.taryn.com.br



Todos os direitos reservados a São José de Ribamar Jazz & Blues Festival 2016.